Movimentando 165
NÚMERO 165-MARÇO 2020

Matéria 01 de 08

EDITORIAL

O direito ao transporte público de qualidade durante e após a pandemia

Neste mês de março de 2020, a exemplo do que ocorre globalmente, em poucos dias, o Brasil foi tomado pela pandemia do coronavírus e as três instâncias de governo e todos os setores da sociedade precisaram se apressar para minimizar riscos.

A necessidade de promover o mais amplo isolamento social e evitar aglomerações de pessoas - medidas preconizadas pelas autoridades sanitárias - afeta diretamente o setor de transporte público urbano e metropolitano, nas vertentes rodoviária e metroferroviária, colocando em risco a frequência, a qualidade e mesmo a continuidade desses serviços.

Diante dessa ameaça e considerando os indícios de uma considerável mudança na sociedade após a superação do coronavírus, apresenta-se nesta edição o Manifesto do Instituto MDT em defesa do Transporte Púbico na crise da Covid-19.

Trata-se de um texto que leva em conta o direito ao transporte público de qualidade durante e após a pandemia ora em curso e que reitera, com força, a proposta de criação de um Sistema Único de Mobilidade Urbana (SUM), que contemple linhas de financiamento permanentes para infraestrutura de transporte público, subsídios aos projetos dos planos de mobilidade urbana, modelos permanentes de custeio operacional que reduzam as tarifas pagas pelos usuários e novos modelos operacionais e melhoria de qualidade dos serviços.

O Sistema Único de Mobilidade Urbana (SUM) proposto pelo Instituto MDT deve tratar das maiores cidades, visando à racionalização, ao custeio da operação e ao investimento na qualidade dos serviços; buscar a fluidez do transporte público, promover a defesa do meio ambiente e trazer recursos para o custeio e investimento no setor.

Mais do que tudo, a presente crise sanitária mostra que o processo de construção do Sistema Único de Mobilidade Urbana (SUM) é uma possibilidade real para a regulamentação do transporte como direito social, como estabelece a nossa Constituição.

Voltar