Movimentando 168
NÚMERO 168-JUNHO 2020

Matéria 09 de 09

FÓRUM NACIONAL DA REFORMA URBANA

Definida para 16 de julho próxima reunião da Coordenação do Fórum Nacional da Reforma Urbana (FNRU), com participação de representação do Instituto MDT

O diretor nacional Nazareno Affonso representou o Instituto MDT em reunião da Coordenação do Fórum Nacional da Reforma Urbana (FNRU). O encontro aconteceu em 25 de junho de 2020, o um dia após a aprovação do novo marco de saneamento básico. Foram discutidas a conjuntura nacional e as estratégias de articulação e de incidência nacional.

Em 25 de junho de 2020, o diretor nacional Nazareno Affonso representou o Instituto MDT em reunião da Coordenação do Fórum Nacional da Reforma Urbana (FNRU). Foram discutidas a conjuntura nacional (um dia após a aprovação do novo marco de saneamento básico) e as estratégias de articulação e de incidência nacional.

Ficou decidido que na próxima reunião da Coordenação do FNRU, em caráter virtual, marcada para o dia 16 de julho de 2020, às 15h, serão apreciados os seguintes itens: 1) A discussão do novo marco legal do saneamento e a agenda de lutas decorrente da sua aprovação. 2) A discussão sobre a incidência local, decorrente do panorama do Covid-19 nas favelas e periferias. (No dia 10 de julho de 2020 vai ocorrer a próxima reunião das redes e articulações nacionais onde será apresentada a sistematização do levantamento do panorama e a ideia é discutir as estratégias de incidência local a partir deste levantamento). O Instituto MDT também estará representado nesse encontro.

PROPOSTA UNIFICADA SOBRE CONFLITOS URBANOS E REMOÇÕES

Ficou estabelecido também que será constituído um GT para elaborar uma proposta unificada entre o FNRU, o Instituto Brasileiro de Direito Urbano (IBDU) e o coletivo BR Cidades para o Colégio Nacional de Defensores Públicos Gerais (Condege), envolvendo uma parceria para a elaboração do panorama dos conflitos urbano e remoções no Brasil.

Voltar