Movimentando 169
NÚMERO 170-AGOSTO 2020

Matéria 01 de 07

EDITORIAL

Instituto RUAVIVA e Instituto MDT apresentam o texto do Manifesto da 20ª Jornada Brasileira ‘Na Cidade, Sem Carro’

Levando em conta a proximidade das eleições municipais de novembro de 2020, o Instituto RUAVIVA e o Instituto do Movimento Nacional pelo Direito ao Transporte Público de Qualidade para Todos – MDT apresentaram em agosto o texto do Manifesto da 20ª Jornada Brasileira ‘Na Cidade, Sem Carro’, evento sintonizado com o Dia Mundial Sem Carroe tradicionalmente realizado em 22 de setembro de cada ano.

O texto traz propostas a serem adotadas na elaboração de programas das futuras administrações municipais em nível do Executivo e para orientar os mandatos dos futuros vereadores e vereadoras.

A ideia é que, juntamente com os governos federal e estaduais e com os parlamentos dessas duas esferas de governo, os futuros governantes se comprometam com os objetivos e princípios estabelecidos na Constituição e na Lei da Política Nacional de Mobilidade Urbana, no sentido de garantir as condições para que o Transporte Público se efetive como serviço público essencial e um direito social.

E também que sejam integradas nas agendas de lutas das Organizações da Sociedade Civil e dos Governos as propostas do Acordo de Paris para o Clima, da Agenda 2030 e os Objetivos Desenvolvimento Sustentável-ODS para que promovam a prosperidade humana com a proteção ambiental, onde as reduções do uso dos automóveis e dos combustíveis fósseis são medidas estruturais.

No documento, o Instituto RUAVIVA e o Instituto MDT reafirmam reivindicações básicas: que o Estado Brasileiro respeite o Transporte Público como Direito Social, promova Cidades Democráticas com ruas repletas de Mobilidade Ativa, Vias e Faixas exclusivas para Ônibus, Sistemas Metroferroviários e Calçadas com Acessibilidade Universal, e uma Mobilidade Urbana da Paz. E defende a implantação do Sistema Único de Mobilidade Urbana Sustentável (SUM).

Acesse o Manifesto da 20ª Jornada Brasileira ‘Na Cidade, Sem Carro’ por meio do link abaixo. Boa leitura!

NAZARENO STANISLAU AFFONSO
Diretor Nacional do Instituto MDT

WESLEY FERRO
Secretário Executivo do Instituto MDT

Voltar