Movimentando 173
NÚMERO 173-Novembro 2020

Matéria 04 de 07

URBANISMO

Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR) realiza o I Seminário Nacional de Urbanismo e abre todo o conteúdo para livre consulta

É possível consultar a gravação integral e outros conteúdos referentes ao I Seminário Nacional de Urbanismo, evento em formato virtual realizado em 10 de novembro de 2020 pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR), por meio da Comissão de Política Profissional (CPP) e da Comissão de Política Urbana e Ambiental (CPUA). Foram desenvolvidos temas concernentes à área educacional, como a formação do cidadão na construção de cidades melhores; à área jurídica, considerando a manifestação popular no exercício da cidadania, a autoconstrução e propostas de reurbanização, melhorias habitacionais e regularização fundiária, além do tema da pós-pandemia, com uma cartografia urbana da Covid-19 sob recorte de gênero.

Está disponível para livre consulta a gravação integral e outros conteúdos referentes ao I Seminário Nacional de Urbanismo, evento em formato virtual realizado em 10 de novembro de 2020 pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR), por meio da Comissão de Política Profissional (CPP) e da Comissão de Política Urbana e Ambiental (CPUA).

Foram desenvolvidos temas concernentes à área educacional, como a formação do cidadão na construção de cidades melhores; à área jurídica, considerando a manifestação popular no exercício da cidadania, a autoconstrução e propostas de reurbanização, melhorias habitacionais e regularização fundiária, além do tema da pós-pandemia, com uma cartografia urbana da Covid-19 sob recorte de gênero.

O diretor nacional do Instituto MDT, arquiteto e urbanista Nazareno Affonso aplaudiu a iniciativa do CAU/BR. “Foi um evento de grande valor pelos temas colocados em debate, pela qualidade dos expositores e mediadores e também – o que é muito importante! – pelo fato de o CAU/BR estar disponibilizando todo esse conteúdo para profissionais do setor e outros interessados”.

OS TEMAS E PARTICIPANTES

Na abertura dos trabalhos, Luciano Guimarães, presidente do CAU/BR defendeu a gestão comprometida como planejamento urbano. Na sequência, o arquiteto Cristóvão Fernandes Duarte, desenvolveu o tema Observando o Urbanismo – Da Cidade ao Urbano.

Na segunda sessão,com moderação da doutora em GeografiaJosélia Alves, as arquitetas e urbanistas Simone Sayegh e Maria Elisa Baptista debateram o tema A Educação Urbanística: A Importância da Formação do Cidadão na Construção de Cidades Melhores.

Em continuidade, com mediação do arquitetoe urbanista Ednezer Rodrigues Flores, foi colocado em debate o tema A Legislação Urbanística: A Importância da Manifestação Popular no Exercício da Cidadania, com participação de Victor Carvalho Pinto, jurista especializado em infraestrutura, desenvolvimento urbano e finanças públicas e de Ernesto Galindo, pesquisador do IPEA, arquiteto e urbanista, especialista em gestão pública, mestre em transportes e doutorando em geografia.

A sessão intitulada A Autoconstrução Urbana – Propostas de Reurbanização teve mediação do arquiteto e urbanista Emerson do Nascimento e apresentou como palestrante a arquiteta e urbanista Maria Teresa Diniz.

Com mediação do arquiteto e urbanista Andre Blanco, desenvolveu-se depois a sessão sobre o tema A ATHIS e o urbanismo – Melhorias Habitacionais e Regularização Fundiária. A Assistência Técnica de Habitação de Interesse Social (ATHIS) é uma plataforma colaborativa que reúne conteúdo sobreações voltadas para a luta do Direito à Cidade e, principalmente, aquelas destinadas à conquista da Moradia Digna. Participaram como expositores o arquiteto urbanista Gilson Paranhos e a doutora em Ciências do Desenvolvimento Socioterritorial do Núcleo de Altos Estudos da Amazônia e mestre em Engenharia Civil, Myrian Cardoso.

A última sessão, intitulada Cidades Pós Pandemia: Cartografia Urbana da Covid 19 sob Recorte de Gênero teve exposições das arquitetas e urbanista Carolina Pescatori e Maribel Aliaga.

Voltar